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Atualmente muito se fala em redes sociais e sobre como elas são interessantes para entretenimento ou como fontes de informação, porém sua utilização para fins pessoais cresce ao mesmo passo em que os conhecimentos sobre suas aplicações aos negócios tornam-se mais distantes.

Para começarmos a falar sobre redes sociais e sua aplicação aos negócios, precisamos entender melhor sobre a força e a influência que elas exercem no mundo moderno: Atualmente, bilhões de pessoas ao redor do mundo utilizam ferramentas de interação, e os brasileiros estão entre os que mais se envolvem com elas, de maneira geral. O Facebook mostra-se, há algum tempo, como a mais forte entre essas redes sociais, e as recentes mudanças na ferramenta ainda trarão diversos benefícios para a forma como nos comunicamos e percebemos as marcas online.

Existem diversas possibilidades para trabalhar o marketing nas redes sociais: É possível utilizar o Facebook para gerar conteúdo e impulsioná-lo para um público específico; criar estratégias especiais para o Twitter caso a rede social esteja alinhada com o seu público; você pode utilizar o Instagram como vitrine e atrativo para seu negócio, gerando maior proximidade com o público; e existem redes sociais menos conhecidas pelo grande público (porém não menos importantes) que podem fazer sentido para o seu nicho, como o Pinterest e o Tumblr.

O marketing nas redes sociais realmente eficiente é feito quando a estratégia de promoção/divulgação de marcas e serviços está alinhada aos objetivos de um cliente e aos interesses do público, que deve ser atingido de forma rápida, eficiente e assertiva.

Mas afinal, quais são os principais benefícios das redes sociais?

Muito além do networking, contato com a família e fonte de informação sobre acontecimentos ao redor do mundo, as redes sociais têm um poder ainda maior quando falamos sobre fidelizar uma marca, acompanhar tendências de mercado em setores específicos e encontrar oportunidades de negócio.

Você pode aprender muito sobre o seu público e trabalhar sua comunicação para atingi-lo de forma eficaz e, assim, aumentar seu volume de vendas, por exemplo. Existem opções de segmentação específicas e é possível direcionar uma publicação ou promoção especial para o público de acordo com idade, gênero, localização e gostos pessoais.

É possível, também, melhorar o reconhecimento da sua marca: a visibilidade e exposição positiva e construtiva do seu negócio nas redes sociais é fundamental para sua credibilidade, influenciando diretamente no processo e decisão de compra do consumidor.

Você tem algo significativo a dizer? Então encontre o seu público e comunique-se com ele!

O marketing nas redes sociais, quando bem estruturado e feito corretamente, é capaz de gerar mais acessos ao seu site, mais contatos e, consequentemente, mais vendas. É importante destacarmos que a principal função das redes sociais é a construção de relacionamentos, que podem ser pessoa-pessoa ou pessoa-marca, e o conteúdo da informação é sempre o mais importante.

Dessa forma, concluímos que estratégias bem estruturadas para as redes sociais são as grandes responsáveis por boa parte do sucesso de grandes negócios ao redor do mundo, já que com visibilidade aliada à excelência em atendimento e serviços, empresas consolidam-se e lideram setores de mercado.
Se você possui um negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte, e ainda não trabalha com marketing em redes sociais, está na hora de repensar tanto seus conceitos quanto suas estratégias de venda, pois você está a um passo de ser ultrapassado pelo primeiro concorrente.

“Mercados são conversações. Seus membros se comunicam em uma linguagem que é natural, aberta, honesta, direta” – Cluetrain Manifesto

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